-
Arquitetos: TA-CHA Design
- Área: 415 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Beersingnoi
-
Fabricantes: Ampelite, Jorakay, Lamptitude, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando dois médicos, um de Chiangmai e o outro de Petchabun, decidiram se estabelecer e começar sua família, eles procuraram um terreno com vista para a montanha. Eles finalmente encontraram um, com 3.370 m2, originalmente usado como um campo de arroz, localizado no vale entre as cadeias paralelas das montanhas Petchabun.
Os dois proprietários apresentaram uma série de exigências: esta casa deveria ser capaz de atender a seus horários de trabalho incertos; ser simples em estilo, além de proporcionar espaço para seus filhos no futuro; por último, eles esperavam que ela pudesse estabelecer uma relação com as cadeias de montanhas ao norte.
A partir disso começou o processo de projeto funcional. Decidimos elevar a casa acima do nível do solo para lidar com possíveis inundações. No entanto, o desejo dos proprietários de ter a bela vista das montanhas se mostrou problemático; como ambos também estavam preocupados com muitos lances de escadas que poderiam representar um empecilho quando envelhecessem, sentimos então a necessidade de ajustar nossa planta original e assim propusemos o uso de rampas que conectam as diferentes áreas da casa e encaminham às vistas mais privilegiadas.
Levando em conta o contexto social e arquitetônico, consideramos ainda a melhor implantação da casa, que está na fronteira de uma vila de estilo arquitetônico local e contemporâneo. Nosso objetivo era estabelecer uma relação harmônica, mas preservando as identidades dos proprietários que são não locais e ao mesmo tempo são modernos, simples e humildes. Como resultado, o projeto foi construído em concreto, com uma volumetria retangular, na qual cada área coberta se distribui horizontalmente, semelhante às casas locais tailandesas no passado.
Cada área da construção é coberta com um teto de fibra de vidro para filtrar e disseminar a luz natural que ilumina a casa. Dentro, um pátio interno adicional ajuda a melhorar a ventilação e convida também a luz natural.
Os materiais de madeira foram trazidos das províncias próximas e reequipados para portas, esquadrias e outros móveis e foram construídos por um carpinteiro local. Assim como os bambus que vieram tanto de Petchabun quanto de suas províncias vizinhas, formando a parede externa da casa.